Indicação de leitura: A Aurora Rubra
- Keyla Fernandes
- 31 de jan.
- 2 min de leitura
Resolvi inaugurar um novo cantinho aqui no blog para compartilhar algumas resenhas e indicações de leituras que tenho feito.
Espero que gostem.
A primeira resenha/indicação é do livro da minha amiga Thiaga, que vocês podem conhecer melhor aqui.
A Aurora Rubra é uma alta fantasia, com toques de fantasia sombria, escrita pelo Thiago Nazarko (minha amiga Thiaga) e o Mateus Guerreiro.
A história se passa em um mundo chamado Gottagar, e é contada em duas linhas do tempo diferentes.

Em uma das linhas, acompanhamos a história da jovem Aelyn, filha de Erethor, ferreiro de Friocaminho. Aelyn, precisa assumir a forja do pai, quando ele cai doente. Ferreira muito talentosa, ela trabalha para sustentar a família e pagar os remédios do pai, até que um dia, a chegada de um mensageiro do rei de Nur, muda tudo. Haverá um concurso para escolher o novo Mestre Ferreiro do Rei, e Erethor foi convocado a participar.
Na outra, acompanhamos Khaz, um jovem estudioso que se torna um mago graças aos ensinamentos de um homem mágico platinado, quem vem ao mundo cumprir uma missão e que, cumprindo-a, começa a viajar pelo mundo para se dedicar a compreender como a magia ali funciona.
Para mim, A Aurora Rubra tem seu foco na construção da trama e do mundo.
Temos uma boa quantidade de personagens pelos quais vamos conhecendo as regras desse universo povoado por diferentes raças, criaturas, costumes, idiomas e muita magia. E aqui devo destacar a protagonista, Aelyn, que é uma personagem muito querida, que ama seus pais e quer o melhor para sua família. Por ser bem jovem e de de uma cidade pequena, ela ainda é inexperiente, e possui uma certa inocência. O que não significa que ela é boba. Muito pelo contrário, ela aprende tudo muito rápido e é muito corajosa.

A construção do mundo é bem trabalhada e rica. Para quem está acostumado a ler alta fantasia, é tranquilo de acompanhar, mas para quem está começando agora, é necessário um pouquinho a mais de atenção. De qualquer forma, a narrativa é dinâmica, sempre tem algo acontecendo; os personagens são diversos e interessantes, bem como as relações entre eles.Por ser narrada em duas linhas do tempo diferentes, a história prende a atenção enquanto intercala os acontecimentos das diferentes linhas temporais.
As informações estão bem espalhadas ao longo do livro, em alguns momentos, existem algumas lacunas sobre detalhes da construção do mundo, mas isso não é necessariamente ruim, pois ainda estamos sendo introduzidos a esse universo, e o leitor acaba tendo uma maior participação ao tentar completar esses espaços.
Essa é a segunda edição do livro, publicada de forma independente, e está disponível para kindle.
Comments